Chef Taico
Sobre o tomilho – vídeo explicativo:
Sobre o Tomilho:
Uma erva de aspecto delicado e com um aroma penetrante, o tomilho é um complemento maravilhoso para feijões, ovos e pratos de legumes.
Tanto o tomilho fresco como o seco estão disponíveis nos mercados locais durante todo o ano.
O tomilho tem sido usado desde os tempos antigos devido às suas propriedades medicinais, aromáticas e culinárias.
Juntamente com os raminhos de salsa fresca e as folhas de louro, o tomilho está incluído na combinação francesa de ervas denominada “bouquet garni”, utilizada para os alimentos da estação, para guisados e para sopas.
Os antigos egípcios usavam-no como um agente de embalsamamento para preservar os seus faraós mortos. Na Grécia antiga, o tomilho foi amplamente utilizado pelas suas qualidades aromáticas, sendo queimado como incenso em templos sagrados.
O tomilho era também um símbolo de coragem e de admiração e a frase “o aroma do tomilho” era um ditado popular que refletia louvor para a pessoa a que se referia.
Sempre que possível, prefira tomilho fresco em vez de seco, pois é superior em termos de sabor. As folhas do tomilho fresco devem ter um aspecto fresco e ter uma coloração verde-cinza vibrante.
Não devem apresentar manchas escuras ou partes amarelecidas.
+ Sugestões do Especial das Ervas e especiarias:
Sobre a canela – vídeo explicativo:
Sobre a canela:
A canela tem sua origem no Sri Lanka antigo Ceilão. É uma especiaria conhecida a centenas de anos sendo inclusive citada na bíblia.
Sua utilização culinária é intensa, sendo comumente encontrada em pau ou em pó.
Ambos são utilizados nos mais diversos preparos, doces ou salgados.
Provém de uma árvore bastante perfumada e é retirada da parte interna da casca.
Sobre o Alho-poró – vídeo explicativo:
Sobre o Alho-poró.
Historicamente já era utilizado pelos antigos egípcios e depois pelos gregos e romanos.
Espalhou-se por toda a Europa ficando conhecido como alho francês.
O alho-poró é um vegetal da mesma família da cebola.
Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas, risotos e diversos outros pratos na finalização.
Para que o bulbo fique de cor branca é necessário proceder à “amontoa” cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar quase por completo a planta.
De sabor mais leve que a cebola e o alho, é muito utilizado na culinária substituindo este dois ingredientes com delicadeza de sabor.
Pode ser utilizado nos mais diversos preparos, desde cru em saladas até caldos e ensopados.
Acesse centenas de outras receitas no Blog do Chef Taico, todas com vídeo demonstrando o preparo + a receita escrita, clique aqui:
Inscreva-se no nosso canal do youtube, e receba todas as novas receitas – clique aqui: