Chef Taico
Sobre o Alho-poró – vídeo explicativo:

Sobre o Alho-poró.

Historicamente já era utilizado pelos antigos egípcios e depois pelos gregos e romanos.

Espalhou-se por toda a Europa ficando conhecido como alho francês.

O alho-poró é um vegetal da mesma família da cebola.

Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas, risotos e diversos outros pratos na finalização.

Para que o bulbo fique de cor branca é necessário proceder à “amontoa” cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar quase por completo a planta.

De sabor mais leve que a cebola e o alho, é muito utilizado na culinária substituindo este dois ingredientes com delicadeza de sabor.

Pode ser utilizado nos mais diversos preparos, desde cru em saladas até caldos e ensopados.


Sobre a hortelã – vídeo explicativo:

Sobre a hortelã:

 

A hortelã é o nome popular que damos a algumas plantas da família da Mentha.

Esta planta é perene e muito bem adaptada nos quatro continentes sendo, portanto bastante utilizada tanto como planta medicinal como uma erva gastronômica.

Na gastronomia sua utilização é muito ampla podendo ser encontrada fresca ou seca.

 

  • Hortelã seca:

Preferencialmente em preparos que serão aquecidos como infusões, cocções lentas ou como condimento principalmente para carnes que serão assadas ou cozidas.

 

  • Hortelã fresca.

Em preparos que não serão aquecidos como molhos frios, composição final de sobremesas geladas, condimento para carnes e peixes crus e suas folhas inteiras em saladas.

Em todos os casos o efeito final é conceder uma leve picância e um frescor às receitas.


Sobre o Alecrim – vídeo explicativo:

Sobre o Alecrim:

De origem mediterrânea, esta planta arbustiva conquistou os paladares do mundo inteiro por suas características gastronômicas que proporcionam sabor e aroma aos mais diversos preparos.

Pode ser encontrado fresco ou seco.

  • Fresco – Encontrado em ramos com as folhas em um tom verde escuro intenso. Aroma intenso e agridoce, o sabor pode ser muito forte dependendo da utilização por isto devemos evitar cocção lenta por imersão. Deve ser usado principalmente em assados e grelhados ou finalização de pratos cozidos como aromatizante.

 

  • Seco – Encontrado em folhas, com tom verde acinzentado faz parte das principais combinações de ervas aromáticas como o bouquet guarni, italian herbs, caril, entre outros.

Deve ser utilizado para dar sabor e aroma a pratos de cocção mais lenta.


Sobre o Coentro – vídeo explicativo:

Sobre o Coentro:

 

O Coentro é uma erva de origem mediterrânea.

Difundida por todo o mundo principalmente pelos colonizadores portugueses, hoje em dia faz parte dos mais variados cardápios.

É encontrada principalmente nas seguintes formas:

Coentro fresco – Recém-colhido, com talos e folhas de verde intenso, cheiro bastante característico e marcante é ingrediente de alguns pratos famosos em todo o mundo como, por exemplo: Guacamole (México), Ceviche (Peru), Caldeirada (Portugal), etc.

Coentro em sementes – Com cheiro mais delicado e sabor suave é bastante utilizado em composições de caldos e cozidos.