Chef Taico
Sobre o tomilho – vídeo explicativo:

Sobre o Tomilho:

 

Uma erva de aspecto delicado e com um aroma penetrante, o tomilho é um complemento maravilhoso para feijões, ovos e pratos de legumes.

Tanto o tomilho fresco como o seco estão disponíveis nos mercados locais durante todo o ano.

O tomilho tem sido usado desde os tempos antigos devido às suas propriedades medicinais, aromáticas e culinárias.

Juntamente com os raminhos de salsa fresca e as folhas de louro, o tomilho está incluído na combinação francesa de ervas denominada “bouquet garni”, utilizada para os alimentos da estação, para guisados e para sopas.

Os antigos egípcios usavam-no como um agente de embalsamamento para preservar os seus faraós mortos. Na Grécia antiga, o tomilho foi amplamente utilizado pelas suas qualidades aromáticas, sendo queimado como incenso em templos sagrados.

O tomilho era também um símbolo de coragem e de admiração e a frase “o aroma do tomilho” era um ditado popular que refletia louvor para a pessoa a que se referia.

Sempre que possível, prefira tomilho fresco em vez de seco, pois é superior em termos de sabor. As folhas do tomilho fresco devem ter um aspecto fresco e ter uma coloração verde-cinza vibrante.

Não devem apresentar manchas escuras ou partes amarelecidas.


+ Sugestões do Especial das Ervas e especiarias:

 

Sobre a canela – vídeo explicativo:

Sobre a canela:

 

A canela tem sua origem no Sri Lanka antigo Ceilão. É uma especiaria conhecida a centenas de anos sendo inclusive citada na bíblia.

Sua utilização culinária é intensa, sendo comumente encontrada em pau ou em pó.

Ambos são utilizados nos mais diversos preparos, doces ou salgados.

Provém de uma árvore bastante perfumada e é retirada da parte interna da casca.


Sobre o Alho-poró – vídeo explicativo:

Sobre o Alho-poró.

 

Historicamente já era utilizado pelos antigos egípcios e depois pelos gregos e romanos.

Espalhou-se por toda a Europa ficando conhecido como alho francês.

O alho-poró é um vegetal da mesma família da cebola.

Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas, risotos e diversos outros pratos na finalização.

Para que o bulbo fique de cor branca é necessário proceder à “amontoa” cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar quase por completo a planta.

De sabor mais leve que a cebola e o alho, é muito utilizado na culinária substituindo este dois ingredientes com delicadeza de sabor.

Pode ser utilizado nos mais diversos preparos, desde cru em saladas até caldos e ensopados.


Acesse centenas de outras receitas no Blog do Chef Taico, todas com vídeo demonstrando o preparo + a receita escrita, clique aqui:

Inscreva-se no nosso canal do youtube, e receba todas as novas receitas – clique aqui: