Chef Taico
Sobre o Orégano – vídeo explicativo:
Sobre o Orégano:
Erva muito utilizada desde a antiga Grécia, por seu perfume intenso é facilmente identificado.
A disseminação de seu uso culinário aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, quando Dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano fez a parceria do orégano com o manjericão na criação da pizza.
Pode ser utilizado fresco ou seco sendo que fica melhor depois de seco.
Antes do uso na forma fresca deve-se flexioná-lo entre as mãos para que liberte todos os seus aromas.
Na culinária italiana é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Pode ainda ser utilizado na aromatização de aves e de peixes leves como o linguado quando preparado ao forno.
Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana. Em Portugal é usado nas caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão e na aromatização de batatas assadas.
Atualmente, aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
O orégano surte excelentes resultados em panificação. Com ele podem ser confeccionados pães, biscoitos e fica excelente sobre torradas.
+ Sugestões do especial de ervas e especiarias:
Sobre o tomilho – vídeo explicativo:
Sobre o Tomilho:
Uma erva de aspecto delicado e com um aroma penetrante, o tomilho é um complemento maravilhoso para feijões, ovos e pratos de legumes.
Tanto o tomilho fresco como o seco estão disponíveis nos mercados locais durante todo o ano.
O tomilho tem sido usado desde os tempos antigos devido às suas propriedades medicinais, aromáticas e culinárias.
Juntamente com os raminhos de salsa fresca e as folhas de louro, o tomilho está incluído na combinação francesa de ervas denominada “bouquet garni”, utilizada para os alimentos da estação, para guisados e para sopas.
Os antigos egípcios usavam-no como um agente de embalsamamento para preservar os seus faraós mortos. Na Grécia antiga, o tomilho foi amplamente utilizado pelas suas qualidades aromáticas, sendo queimado como incenso em templos sagrados.
O tomilho era também um símbolo de coragem e de admiração e a frase “o aroma do tomilho” era um ditado popular que refletia louvor para a pessoa a que se referia.
Sempre que possível, prefira tomilho fresco em vez de seco, pois é superior em termos de sabor. As folhas do tomilho fresco devem ter um aspecto fresco e ter uma coloração verde-cinza vibrante.
Não devem apresentar manchas escuras ou partes amarelecidas.
Sobre o Sumagre – vídeo explicativo:
Receita escrita | clique aqui:
Acesse centenas de outras receitas no Blog do Chef Taico, todas com vídeo demonstrando o preparo + a receita escrita, clique aqui:
Inscreva-se no nosso canal do youtube, e receba todas as novas receitas – clique aqui: