Chef Taico
Sobre a Pimenta-do-reino – vídeo explicativo:

Sobre a Pimenta-do-reino:

 

A rainha das especiarias com imensa utilização gastronômica pode ser encontrada moída ou em grãos.

Possui uma variação de cores conforme a colheita ou conserva sendo: Verde, vermelha, branca e preta.

As pequenas pimentas provêm das bagas da pimenteira, uma planta trepadeira Piper nigrum, que se desenvolve nas florestas equatoriais da Ásia.

Estas bagas quando imaturas apresentam a cor verde, tornando-se vermelhas com a maturação. De acordo com o grau de maturação e a sua tecnologia de produção:

O comércio da pimenta era bastante ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido por mercadores muçulmanos para o Ocidente, onde era distribuída por genoveses e venezianos.

Historicamente o seu valor chegava a ser tão alto que ela foi utilizada como moeda: conta-se que Alarico I, o Visigodo exigiu de Roma um resgate de ouro, prata e pimenta.

A busca por essa especiaria, utilizada e valorizada desde tempos imemoriais, foi uma das principais causas da expansão – e apogeu – do império português no Oriente.

Um quintal de grãos de pimenta (60 kg) chegou a valer, à época, 52 gramas de ouro.


+ Sugestões do Especial de ervas e especiarias:

 

 

Sobre o Alecrim – vídeo explicativo:

Sobre o Alecrim:

De origem mediterrânea, esta planta arbustiva conquistou os paladares do mundo inteiro por suas características gastronômicas que proporcionam sabor e aroma aos mais diversos preparos.

Pode ser encontrado fresco ou seco.

Fresco – Encontrado em ramos com as folhas em um tom verde escuro intenso. Aroma intenso e agridoce, o sabor pode ser muito forte dependendo da utilização por isto devemos evitar cocção lenta por imersão.

Deve ser usado principalmente em assados e grelhados ou finalização de pratos cozidos como aromatizante.

Seco – Encontrado em folhas, com tom verde acinzentado faz parte das principais combinações de ervas aromáticas como o bouquet guarni, italian herbs, caril, entre outros.

Deve ser utilizado para dar sabor e aroma a pratos de cocção mais lenta.


Sobre o Coentro – vídeo explicativo:

Sobre o Coentro:

O Coentro é uma erva de origem mediterrânea.

Difundida por todo o mundo principalmente pelos colonizadores portugueses, hoje em dia faz parte dos mais variados cardápios.

É encontrada principalmente nas seguintes formas:

Coentro fresco – Recém-colhido, com talos e folhas de verde intenso, cheiro bastante característico e marcante é ingrediente de alguns pratos famosos em todo o mundo como, por exemplo: Guacamole (México), Ceviche (Peru), Caldeirada (Portugal), etc.

Coentro em sementes – Com cheiro mais delicado e sabor suave é bastante utilizado em composições de caldos e cozidos.


Acesse centenas de outras receitas no Blog do Chef Taico, todas com vídeo demonstrando o preparo + a receita escrita, clique aqui:

Inscreva-se no nosso canal do youtube, e receba todas as novas receitas – clique aqui: